Ano Internacional da Luz 2015
O concurso “Luz em Flash” foi organizado pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, pela Sociedade Portuguesa de Ótica e Fotónica e contou com o apoio do Glicínias Plaza, como patrocinador exclusivo.
Surgiu no âmbito do Ano Internacional da Luz 2015 (AIL 2015) – resultante da iniciativa de um vasto consórcio de diferentes entidades científicas juntamente com a UNESCO – que pretende evidenciar aos cidadãos de todo o mundo a importância da luz e das tecnologias óticas nas suas vidas, no seu futuro, e no desenvolvimento da sociedade.
“Luz em Flash” teve por objetivo a produção de fotografias que mostrem o papel vital que a luz e as tecnologias baseadas na luz desempenham no dia a dia. As fotografias tiveram de evidenciar uma das quatro dimensões da luz: ciência, tecnologia, natureza e arte/cultura.
Os participantes concorreram individualmente ou em grupo a uma das seguintes categorias:
Categoria A – Prémio Glicínias Plaza: Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
Categoria B – Prémio Glicínias Plaza: Alunos do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico
Categoria C – Prémio Glicínias Plaza: Alunos do Ensino Secundário
Categoria D – Prémio Glicínias Plaza: Adultos (estudantes universitários e público em geral maiores de 18 anos).
Este concurso decorreu em Portugal e nos restantes estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A submissão de trabalhos decorreu entre 20 de fevereiro de 2015 e 10 de maio de 2015, tendo sido recebidos 496 trabalhos nacionais e internacionais.
O júri foi constituído por:
Cacilda Moura – Universidade do Minho
Dulce Geraldes – Universidade do Minho
Helena Martins – HM Design
Júlia Tovar – Universidade do Minho
Lúcia Bilro – Universidade de Aveiro
Luís Cunha – Universidade do Minho
Manuel Filipe Costa – Universidade do Minho
Mário Almeida – Universidade do Minho
Mário Rui Pereira – Universidade do Minho
Orlando Frazão – Universidade do Porto
Paulo Fiadeiro – Universidade da Beira Interior
Rogério Nogueira – Universidade de Aveiro
Susana Silva – Universidade do Minho
Numa primeira fase, o júri selecionou as 156 melhores fotografias para a exposição final “Luz em Flash”. A lista destas fotografias encontra-se em documento abaixo.
Numa segunda fase, o júri selecionou os premiados de entre as fotografias selecionadas para a exposição final. A lista dos premiados das diferentes categorias pode ser consultada em documento abaixo.
O evento de entrega de prémios e inauguração da exposição final “Luz em Flash” está agendado para dia 25 de setembro de 2015, pelas 17h30, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. A entrada é livre.
Os Prémios Glicínias Plaza serão atribuídos aos três melhores trabalhos de cada categoria:
1º Lugar: Tablet
2º Lugar: Câmara fotográfica
3º Lugar: Smartphone
Com entrada livre, a exposição de fotografias estará patente ao público na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, de 25 de setembro de 2015 até 15 de outubro de 2015, e no Centro Comercial Glicínias Plaza, em Aveiro, de 17 de outubro de 2015 a 15 de novembro de 2015.
Esta exposição também será exposta em diversas localidades do país, no âmbito das comemorações do AIL 2015.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 234 427 053 ou pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..